sábado, 7 de novembro de 2015

Fechamento de discussão, um adeus e um legado! - Júlia de Barros Araújo, nº31

 Como dito anteriormente, este projeto foi elaborado no objetivo de criar uma nova forma de ver o nosso ambiente, aprender a maneira que ele reage as intensas e constantes mudanças em que é submetido e acima de tudo transformar hábitos ruins, tal como jogar lixo na rua, em bons hábitos que servem para um bem comum: a preservação dos nossos ecossistemas. Acredito falar por todos quando digo que conseguimos alcançar os propósitos do projeto. Não me cabe citar tudo o que aprendi, pois ficaria repetitivo, alias o próprio blog já está repleto de considerações feitas sobre os assuntos que pesquisamos e desenvolvemos, isso reflete o conhecimento que adquirimos, então, seria como falar tudo outra vez. 
 Diferentemente do que temos normalmente na escola, tivemos a chance de fazer algo mais interativo, fugir do caderno e do quadro negro e entrar em contato com outros modos de se aprender, por exemplo, a criação deste blog, que pessoalmente me motivou bastante, é ótimo saber que existem pessoas que irão ler e até mesmo aprender com o que você escreve, isso te incentiva a querer ter mais conhecimento para poder auxiliar essas pessoas ainda mais. 
 Quando decidimos o tema do projeto, fiquei feliz, porque além de ser um assunto de extrema importância para todos, é pouco presente na educação brasileira, ou seja, não tínhamos consciência das diversas coisas que praticamos todos os dias e que não estão de acordo uma conduta sábia, que age em prol de um planeta sustentável. 
 Desse modo, levando em consideração os cinco meses de realização desse projeto, pude ver mais uma vez, como todas disciplinas se complementam, por isso é necessário que existam atividades que explorem a educação ambiental em colégios públicos ou privados, uma vez que são de interesse coletivo.  
 Nós brasileiros, por sermos integrantes de um país rico em recursos naturais, conhecido por ostentar de seus elementos bióticos e a abióticos, passamos a agir de forma irracional, pois pensando na abundância nem ao menos cogitamos a perda progressiva de tal fortuna. Essa situação já não pode ser mantida, visto que estamos colhendo os frutos desse desdém que não só os governantes mas também o próprio povo tem nutrido por anos pelas questões ambientais, como exemplo disso, temos a própria crise hídrica.
 À vista disso, gostaria de destacar novamente a importância desse projeto para a nossa formação intelectual e acima de tudo pela informação necessária para interpretar o mundo em que vivemos, desenvolvendo ainda mais a nossa postura cidadã. Tornamo-nos mais conscientes e podemos, agora, optar por práticas que não agridam o meio ambiente e que consequentemente poderemos propagar as informações obtidas para que de mais indivíduos, assim como nós, possam se tornar mais sensíveis para com o meio que habitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário