sábado, 7 de novembro de 2015

O que eu aprendi com o projeto - Larissa Tais da Silva Carobino, n° 37.

    A Revolução Industrial substituiu o trabalho artesanal pela mecanização dos processos de produção. Dessa forma, os produtos eram feitos mais rapidamente, o que barateou os preços e estimulou o consumo. Cada vez mais a compra de bens materiais se tornou um momento de lazer.
   O consumismo cria um ciclo vicioso: a maioria dos produtos comprados são supérfluos e logo são descartados. Essa grande demanda à indústria a faz produzir mais e por consequência, poluir mais. Anos desse comportamento compulsivo colocaram o crescimento econômico à frente da preservação ambiental e da qualidade de vida dessa e das futuras gerações. Por isso, a ecologia é um importante ramo da biologia, pois caso a interação dos seres vivos com o ambiente em que vivem seja desarmoniosa, o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza.
       Além de uma ação governamental eficaz é preciso mudar a mentalidade e o comportamento da população para minimizar a situação crítica do nosso planeta. A preocupação com o meio ambiente faz parte de uma postura cidadã, já que cuidar e não danificar o local onde vivemos é um de nossos deveres. Simples gestos podem fazer uma grande diferença se todos os colocarem em prática.
         Para alcançarmos um processo de desenvolvimento econômico e tecnológico sustentável a participação coletiva é necessária. Se cada indivíduo se conscientizar da importância de reduzir o consumo de energia, água e produtos industrializados ou até mesmo o desperdício de comida, os resultados em escala global serão enormes.
O projeto Ecologia e o Desenvolvimento da Postura Cidadã me permitiu entender a importância de preservar o lugar em que vivemos por meio das informações que coletamos para postar no blog. Conhecer as causas da degradação da natureza e saber que até não jogar um papel de bala na rua pode ajudar me despertou uma consciência mais ecológica.
     O uso da internet para registrar as informações que consideramos importantes foi uma ótima experiência, porque é possível postar vídeos e imagens, o que facilita mais o entendimento do que se fosse apenas um conteúdo escrito. Além do que, a ideia de unir um trabalho da escola com algo que nós jovens gostamos tanto e passamos a maior parte do nosso tempo, torna a atividade mais interessante aos nossos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário